Nem todos os nutrientes dos alimentos que consumimos são completamente absorvidos. Interações entre os alimentos ou incapacidades do próprio organismo podem aumentar ou diminuir a chamada biodisponibilidade, que é a quantidade de um certo nutriente que o organismo pode, de fato, aproveitar.
A combinação entre os alimentos é um dos fatores que influencia nessa biodisponibilidade. Usá-las de forma inteligente pode fazer toda a diferença, para potencializar os efeitos benefícios que os alimentos podem oferecer.
É o caso, por exemplo, da combinação de alimentos ricos em vitamina C com aqueles que são fontes de ferro. Consumir laranja 🍊, limão 🍋, acerola e tomate 🍅 (fontes de vitamina C), junto com carnes 🥩, vegetais verdes escuros 🥬, beterraba e feijão (ricos em ferro), aumenta a absorção da vitamina C, tão importante para o organismo.
Vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, dependem da ingestão de gorduras “do bem” (as chamadas gorduras insaturadas). Por isso, quando comer cenoura 🥕 e hortaliças verdes, procure incluir também o azeite de oliva, castanhas, nozes, abacate 🥑 e óleo de coco, por exemplo.
🌞 Até mesmo a exposição solar pode influenciar na absorção de certos nutrientes. Nosso corpo é capaz de produzir vitamina D a partir da exposição aos raios solares. Ela pode ser obtida também com o consumo de manga 🥭, laranja e uvas 🍇. Essa disponibilidade de vitamina D no organismo aumenta a capacidade de absorção do cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos e dentes.
É muito útil conhecer essas combinações, que favorecem a absorção dos nutrientes pelo nosso organismo. Conte comigo para ajudar você a consumir as quantidades adequadas desses alimentos, com sugestões saborosas – e inteligentes – para que você aproveite melhor cada alimento que consome! Seu corpo e sua saúde merecem!